8.ª Edição do Roteiro Geração Madeira no Porto Moniz

A 8.ª edição do Roteiro Geração Madeira, iniciativa da Deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, decorre esta sexta-feira, no Porto Moniz, sob o tema “Envelhecimento Ativo e Saudável”.

Sara Cerdas irá reunir-se com a equipa do Gabinete de Apoio ao Idoso e com a Câmara Municipal do Porto Moniz, representada pelo Presidente do Município Emanuel Câmara, e na presença dos deputados à Assembleia Regional, Beto Mendes, e à Assembleia da República, Olavo Câmara. O objetivo é conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido por este Gabinete e pelo Município, bem como identificar as dificuldades que enfrentam no seu dia a dia. A perspetiva europeia, nacional e regional dos presentes permitirá ainda compreender como as diferentes instâncias e decisores políticos podem atuar e interceder no sentido de facilitar e apoiar este tipo de iniciativas que visam o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.


A eurodeputada do PS irá ainda visitar as aulas de educação física promovidas pelo Gabinete de Apoio ao Idoso do Município do Porto Moniz que, após a interrupção por motivos de contenção da pandemia COVID-19, retomou com todas as condições de segurança e ao ar livre.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito de envelhecimento ativo como o processo de otimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem. Estima-se que a proporção de pessoas com mais de 65 anos poderá atingir os 30% da população da União Europeia em 2030, contra 10% em 1960.