top of page

Audição ao diretor-geral da OMS leva Sara Cerdas a questionar sobre segunda vaga do surto

A eurodeputada do PS, Sara Cerdas, questionou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Dr. Tedros Adhanom, sobre as medidas de contenção aquando de uma possível segunda vaga do surto COVID-19 na União Europeia, durante uma audição que decorreu esta tarde na Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente (ENVI) do Parlamento Europeu.

A presença do diretor-geral da OMS no Parlamento Europeu surgiu após um convite endereçado pela própria eurodeputada, numa reunião que ocorreu no início deste mês.


Perante o contínuo aumento de novos casos a nível global e a situação de planalto em que se encontra a União Europeia, assim como a possibilidade de uma nova onda de infeções, a eurodeputada usou a oportunidade para questionar “como é que a OMS está a preparar-se para uma possível segunda vaga e como poderemos preparar-nos para mitigar as consequências desse evento”, e ainda “como podemos incentivar os cidadãos a continuar com as medidas de proteção contra o COVID-19”.

Sara Cerdas questionou também o diretor-geral da OMS sobre quais os maiores constrangimentos que esta instituição encontrou na luta contra o COVID-19, quais as lições retiradas, deixando o alerta que devemos continuar uma apertada vigilância epidemiológica e reforçar as ações para proteger a saúde, de forma a reduzir os novos casos e garantir a capacidade dos sistemas de saúde.


Na ocasião, destacou ainda a importância do trabalho de cooperação entre as diferentes instituições e congratulou Dr. Tedros por “incentivar o vínculo interinstitucional”, por trazer mais e melhor evidência à elaboração de políticas de saúde e por manter aberto o diálogo entre a OMS e o Parlamento Europeu.


Sara Cerdas promove ainda, ao final do dia, um debate com representantes de altos cargos de saúde internacionais, durante uma reunião do Grupo de Trabalho em Saúde, ao qual preside, que abordará o tema do COVID-19: vacina, tratamento e a resiliência dos sistemas de saúde.


A eurodeputada aguarda com grande expectativa o contributo do painel de especialistas, que conta o diretor da Agência Europeia de Medicamentos, Prof. Guido Rasi, a Diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS, Dra. Maria Neira, o diretor do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde da OMS, Dr. Josep Figueras, a diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), Dra. Andrea Ammon, e o cientista-chefe desta instituição, Prof. Mike Catchpole.


bottom of page