Comissão do Parlamento Europeu aceita convite de Sara Cerdas e visita a Madeira

A Comissão de Transportes e Turismo do Parlamento Europeu (TRAN), da qual Sara Cerdas é membro pelo grupo político dos Socialistas e Democratas (S&D), aprovou a proposta da eurodeputada para visitar a Madeira no próximo ano. A visita representa uma oportunidade única para os parlamentares conhecerem em primeira mão os principais desafios e oportunidades da região.


A eurodeputada do PS congratula-se pela decisão da Comissão em aceitar o seu convite, na sequência da abertura de propostas que decorreu este mês e que obteve apoio de outros grupos políticos na última reunião de Coordenadores desta Comissão, como o Partido Popular Europeu (PPE).

Sara Cerdas, na proposta enviada que sustentava a escolha, evidenciou as vantagens que esta visita traria ao Parlamento Europeu e ao trabalho desenvolvido por esta Comissão, bem como enalteceu a importância da coesão territorial nas escolhas parlamentares, em particular na opção por uma região ultraperiférica, como a Madeira. “Esta visita permitirá perceber quais as soluções sustentáveis ​​que estão a ser aplicadas a nível local, nomeadamente num destino turístico muito visitado e dará, por outro lado, a oportunidade de conhecer uma região ultraperiférica, as suas vulnerabilidades e especificidades decorrentes da sua localização.”


Na exposição da proposta, a eurodeputada argumentou ainda que “devido às suas condições geográficas, é uma região dependente de diversos meios de transporte, como avião, barco, entre outros, e por isso continua a ser importante que sejam feitos investimentos eficazes em transportes tão diversos. Ao mesmo tempo, uma vez que só é possível chegar à Madeira através de avião, e este é um sector que necessita urgentemente de reduzir as emissões de carbono, a solução não poderá passar por restringir as visitas, mas sim por descarbonizar o setor. Por fim, a ida à Madeira permitirá também avaliar como incluir a proteção da biodiversidade no estabelecimento de infraestruturas de transporte.”

Nos próximos meses, Sara Cerdas compromete-se a reunir com as entidades regionais para melhor delinear o programa da missão, que deverá ocorrer precisamente entre 11 e 15 de abril de 2022, e que será trabalhado em parceria entre os gabinetes das duas eurodeputadas madeirenses e membros desta Comissão.