top of page

Escolas de Santa Cruz e Francisco Franco vencem concurso Europe Calling

A equipa “TIC-TAC”, da Escola Básica e Secundária de Santa Cruz, e a equipa “Parlamento Jovem FF”, ​​da Escola Secundária Francisco Franco, são os vencedores da 4.ª edição do concurso Europe Calling, uma iniciativa da deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, em parceria com o Europe Direct Madeira e com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia – Direção Regional da Juventude.

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se, esta manhã, no auditório do Colégio dos Jesuítas. "Recebemos trabalhos de exímia qualidade, que aliam a criatividade à visão do que os jovens querem para a Madeira e para a União Europeia, um futuro mais sustentável e resiliente”, diz Sara Cerdas.

Esta edição contou com 15 projetos, submetidos por 10 escolas da RAM. As equipas foram desafiadas a criar um vídeo publicitário com o tema "Madeira: Preparados para 2030", no âmbito da temática das alterações climáticas e dos esforços promovidos pela União Europeia neste sentido.

A eurodeputada do PS faz um balanço muito positivo das quatro edições do concurso, que para já chega ao fim, e aproveitou a ocasião para deixar um agradecimento às instituições e a toda a comunidade escolar envolvida. “É com o sentimento de missão cumprida que faço o balanço destas quatro edições. Tivemos a honra de contar com a participação de cerca de 500 jovens, e o envolvimento de muitos outros, vindos das diferentes escolas da Madeira e do Porto Santo. Agradeço o empenho de toda a comunidade escolar, em particular os alunos e docentes, a Secretaria Regional e a mobilização por parte da DRJ, e o Europe Direct Madeira.”

O Europe Calling é um concurso dirigido às escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, detentoras de um Clube Europeu ou similar, que abordem as temáticas europeias. Os vencedores do concurso serão premiados com uma visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas, oferecida pela eurodeputada Sara Cerdas.

O Europe Calling teve a sua primeira edição no ano letivo 2019-2020. Todos os anos foi lançado um tema diferente que serviu de mote para a realização dos trabalhos apresentados pelas várias escolas secundárias da RAM. Os alunos trabalharam os temas: “Uso de plásticos e proteção ambiental”, “Fake News: unidos contra a desinformação”, “A União Europeia: que futuro?” e, por fim, nesta edição, “Madeira: preparados para 2030, no âmbito das alterações climáticas”.

bottom of page