top of page

Sara Cerdas e JS Machico discutem políticas locais de juventude

Sara Cerdas esteve esta tarde reunida com a JS Machico, representada pelo presidente Marco Estrela e por Pedro Calaça Vieira, e com vários eleitos locais do PS-Madeira, nomeadamente Ricardo Franco e Sérgio Gonçalves, em Machico, no âmbito da 11.ª Edição do Roteiro Geração Madeira, sob o tema “Juventude e a União Europeia nas políticas locais”.

 

A eurodeputada do PS considera que "uma sociedade democrática saudável necessita da participação ativa e de envolver os mais jovens no processo de decisão política”. Reconhece que a Câmara Municipal de Machico tem apoiado diversas iniciativas que têm como principais atores os jovens - “Iniciativas como o Conselho Municipal da Juventude, em Machico, a Semana da Juventude, promovida pela Autarquia, o Cartão Jovem Municipal destinado a todos os jovens residentes no município - no qual Machico é o único, na região, aderente - o orçamento participativo próprio, permitem a participação dos cidadãos nas grandes tomadas de decisões. A UE tem focado políticas viradas para os jovens, procurando de forma contínua aumentar a sua participação, mas são os municípios, o poder local, os verdadeiros promotores destas ligações."

 

Os presentes criticaram a falta de investimento nas políticas de juventude por parte do Governo Regional e a sua incapacidade em criar oportunidades, levando ao abandono precoce de jovens qualificados da região. A falta de visão do Governo Regional na aplicação dos fundos europeus, que não prioriza a juventude, como é o caso do PRR, e até de contratos programa com as autarquias de outros partidos políticos que não o PSD, tem também contribuído para este êxodo.

 

A discussão política focou essencialmente o papel crucial do poder local nas políticas de juventude, as ferramentas utilizadas para fazer frente aos desafios que enfrentam os municípios, no âmbito da juventude, assim como o papel fundamental da União Europeia nestas políticas.

 

O Roteiro Geração Madeira é uma iniciativa de Sara Cerdas para ouvir as preocupações e receber no terreno os contributos da população madeirense e aprofundar um trabalho de proximidade entre as instituições europeias e a RAM.

Comments


bottom of page