O primeiro Roteiro Geração Madeira já tem data agendada para o próximo dia 8 de novembro e decorrerá em Câmara de Lobos, focado na temática das Pescas.

O que é o Roteiro Geração Madeira?
O Roteiro Geração Madeira é uma iniciativa da Deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, uma bandeira da sua campanha e do seu mandato que agora dá os primeiros passos. O objetivo do Roteiro consiste em ouvir e receber no terreno as preocupações e contributos da população madeirense. Terá ações e iniciativas em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira, durante os 5 anos de mandato, no sentido de aprofundar um trabalho de proximidade e criar sinergias com a sociedade civil, as instituições sociais, empresariais e desportivas.
Sara Cerdas acredita que o Roteiro Geração Madeira será “uma mais valia para aumentar proximidade entre o projeto europeu e os madeirenses. Não podemos ficar presos ao que se passa em Bruxelas e Estrasburgo, no Parlamento Europeu. Precisamos de estar em contacto permanente com as pessoas e com as suas necessidades. Só através de uma política de proximidade podemos fazer a diferença”.
Um Roteiro Participativo
No site da eurodeputada Sara Cerdas, em www.saracerdas.pt, poderá inclusive fazer sugestões sobre onde quer que se realizem os próximos Roteiros Geração Madeira. O intuito passa por aproximar a sociedade civil às iniciativas da eurodeputada e desenvolver projetos de democracia participativa e cidadania.
Para Sara Cerdas “encontramos assim uma forma de envolver a sociedade civil; não queremos que sejam passivos, queremos que também se envolvam neste projeto que é de todos e a pensar em todos.“
Durante a inauguração do Gabinete da Europa, em Machico, Sara Cerdas já tinha anunciado que para este mandato 3 meios serão utilizados para aproximar os trabalhos no Parlamento Europeu à Madeira e Porto Santo: a comunicação (através do website, newsletter e redes sociais), o Roteiro Geração Madeira e o Gabinete da Europa em Machico.
Temática em debate: Pescas
Neste primeiro Roteiro, focado nas Pescas, Sara Cerdas irá reunir com pescadores e armadores em Câmara de Lobos e compreender quais as principais dificuldades que enfrentam, seja na renovação de frotas, nas remunerações, licenças ou seguros, ou até mesmo o efeito das alterações climáticas nos seus trabalhos. “O que pretendemos é estar atualizados em relação às suas reais necessidades, que nunca permanecem constante”.
A frota da Região Autónoma da Madeira é composta por um grande número de embarcações já envelhecidas, que em grande parte não apresentam condições de segurança adequadas. Esta situação foi constatada por uma delegação da Comissão de Pescas do Parlamento Europeu que esteve Região Autónoma da Madeira entre 22 e 24 de maio de 2017. Esta visita ocorreu no período em que foi aprovado pela Comissão das Pescas do Parlamento Europeu o relatório que defende a criação de um fundo específico para a renovação das frotas de pesca das RUP desde que estas não se traduzam no aumento da capacidade de pesca, pondo em causa a sustentabilidade desta atividade.
A eurodeputada socialista estará atenta à atribuição de fundos neste sector, referindo ainda que irá desempenhar um trabalho articulado e de cooperação com os restantes deputados das Regiões Ultraperiféricas. “O nosso foco é trazer as contribuições e reivindicações da sociedade civil
para os documentos legislativos que são produzidos no Parlamento Europeu, no sentido de contribuir para a melhoria das condições de vida e de trabalho das nossas populações, neste caso em específico, melhorar as condições relacionadas com a atividade piscatória.”