top of page

Sara Cerdas levou uma centena de jovens a Bruxelas em 2022

Sara Cerdas, eurodeputada do PS, termina o ano de 2022 com a participação reforçada dos jovens madeirenses no projeto europeu.


“O Ano Europeu da Juventude representou uma oportunidade sem igual de aproximarmos a União Europeia aos jovens. Este ano tive a honra de receber no Parlamento Europeu 100 jovens, maioritariamente da Madeira, para assegurar, que estes, que vivem mais longe e enfrentam desafios acrescidos, fazem parte das tomadas de decisão que aqui tomamos no dia-a-dia. Porque este afastamento da placa continental não deve significar um afastamento do projeto europeu, e as oportunidades devem ser iguais para todos, quer vivam em São Vicente, quer vivam em Bruxelas.”


A eurodeputada enaltece também a iniciativa da Delegação do PS no Parlamento Europeu, o evento “9 for youth”, que trouxe ao Parlamento 200 jovens de todo o país, e no qual foram identificadas 9 áreas prioritárias de atuação, seleccionadas pelos jovens, e apresentadas à Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola. As propostas consistiram no apoio à habitação jovem; na independência energética; na proibição dos estágios não remunerados; na reconversão profissional; acesso a transporte público gratuito; limpeza dos oceanos, proteção da biodiversidade e maior adaptação para lidar com os impactos das alterações climáticas; ratificação da Convenção de Istambul; uma estratégia europeia para a saúde mental; e a criação de um “voucher cultural”.


Após dois anos de pandemia, o Parlamento Europeu voltou a abrir as portas aos grupos de visitantes. Nos grupos recebidos pela eurodeputada Sara Cerdas constaram os vencedores das três edições passadas do concurso Europe Calling, militantes da Juventude Socialista, jovens empresários e sociedade civil.



bottom of page