top of page

Sara Cerdas nomeada para o prémio Eurodeputada do Mandato

Sara Cerdas está nomeada para o prémio Eurodeputada do Mandato (2019-2024). Esta distinção da The Parliament Magazine surge no âmbito do trabalho que a eurodeputada socialista tem vindo a desenvolver em prol dos cidadãos europeus, em áreas como a Saúde, o Ambiente, a Proteção Civil, entre outras. Sara Cerdas é a única portuguesa em oito nomeações para a categoria Eurodeputado do Mandato, dos The Parliament MEP Awards. O vencedor será anunciado no dia 20 de março, durante uma cerimónia oficial.


“É uma grande honra ser nomeada para os MEP Awards, mais concretamente para o prémio Eurodeputada do Mandato. Esta nomeação é um reconhecimento do trabalho desenvolvido nestes já quase cinco anos e demonstra que o meu compromisso e dedicação em representar os interesses dos cidadãos tem sido valorizado e reconhecido pelos meus colegas e pela comunidade em geral”, afirma Sara Cerdas, que venceu este prémio, na categoria Saúde, em 2020.


Médica na área de Saúde Pública e eurodeputada desde 2019, Sara Cerdas, de 34 anos, é membro da Comissão de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Ambiente (ENVI), da Comissão de Transportes e Turismo (TRAN) e coordenadora do Grupo S&D da Subcomissão de Saúde Pública (SANT). Foi ainda Vice-Presidente da Comissão Especial de Combate ao Cancro (BECA) e coordenadora do Grupo S&D para a Comissão Especial sobre a Pandemia de COVID-19.


A deputada socialista trabalhou em vários relatórios importantes, dos quais se destaca o Relatório de Saúde Mental, onde pede um reforço do apoio financeiro direto para a Saúde Mental na União Europeia (UE), a criação de uma Estratégia Europeia para a Saúde Mental e do Ano Europeu da Saúde Mental; e o EU4Health Programme, o programa de Saúde da UE com um orçamento de 5,3 mil milhões de euros para o período 2021-2027. Atualmente está a negociar o regulamento que cria o Espaço Europeu de Dados de Saúde.


Foi ainda relatora do Mecanismo de Proteção Civil no Parlamento Europeu, que visa garantir os meios aéreos de combate a incêndios necessários a toda a União Europeia e países parceiros em situações de emergência; e relatora-sombra no regulamento que revê as normas de CO2 dos novos automóveis e carrinhas, com o objetivo de tornar o transporte rodoviário mais limpo.


Os MEP Awards são prémios atribuídos anualmente aos eurodeputados que se destacaram em diferentes áreas. O objetivo é reconhecer o trabalho dos membros do Parlamento Europeu e ao mesmo tempo comemorar as suas conquistas. As nomeações para os prémios são efetuadas por agentes, entidades e stakeholders nas mais diferentes áreas.


Estão ainda nomeadas as eurodeputadas Isabel Carvalhais (PS) e Lídia Pereira (PSD) para a categoria Youth Champion of the Mandate, ou seja, eurodeputados que mais contribuíram no mandato para promover as oportunidades dos jovens.


Para mais informações sobre os MEP Awards, consulte o site: www.mepawards.eu



Comments


bottom of page