Sara Cerdas - Programa comemorativo do Dia da Europa

Para celebrar o Dia da Europa, este sábado, dia 9, Sara Cerdas preparou um conjunto de atividades online.


“No dia da Europa, dia 9 de maio, celebramos o assinalar da declaração de Schuman, que foi o ponto de partida para aquela que é a União Europeia como a conhecemos hoje. Este ano celebramos de uma forma muito diferente, fruto das conjeturas atuais devido à pandemia COVID-19. Este ano importa celebrar esta data com mais afinco e as celebrações não caíram por terra, simplesmente passaram para os recursos digitais”, refere.


Inicialmente, estavam programadas atividades de celebração no Gabinete da Europa, em Machico, mas devido aos recentes acontecimentos a celebração da data foi ajustada ao digital.


A primeira iniciativa do dia convida todos os cidadãos a fazer questões online, sobre o seu trabalho no Parlamento Europeu. “Às 11h30, irei ter uma sessão ao vivo, com todos os cidadãos que queiram colocar perguntas, e que foram colocando ao longo da semana, acerca do meu trabalho enquanto eurodeputada. Irei responder às questões dos cidadãos, aproximando aqueles que são os trabalhos do Parlamento Europeu ao dia a dia das pessoas, e de que forma a União Europeia está presente na nossa vida”. O direto será transmitido através das redes sociais da eurodeputada, no Facebook e Instagram.


Durante a tarde, a delegação socialista no Parlamento Europeu irá transmitir um debate online com os nove eurodeputados, das 15h às 17h. O debate estará ativo na página de Facebook PS na Europa e na página oficial do Partido Socialista. Conta com a abertura de José Luís Carneiro, Secretário-geral adjunto do PS, e com o encerramento de Ana Catarina Mendes, presidente do Grupo Parlamentar do PS. Sara Cerdas irá intervir pelas 15h50, onde abordará a resposta social à crise.


A última iniciativa do dia, às 18h30, será com a Juventude Socialista da Madeira. “Iremos discutir a importância da União Europeia e como esta afeta o dia a dia da Juventude, qual o papel dos jovens nesta conjetura e como será o papel da recuperação pós-pandemia COVID-19, porque já temos de olhar que recuperação e que vida queremos ter após este confinamento e esta pandemia”, refere Sara Cerdas. O debate contará com a participação de Olavo Câmara, Presidente da JS-M e deputado à Assembleia da República, e João Pedro Vieira, Vereador na Câmara Municipal do Funchal e Secretário Geral do PS-Madeira.


“Serão 3 iniciativas, todas online, e será desta forma que irei comemorar o dia da Europa”, informa a eurodeputada Sara Cerdas.