Sara Cerdas promove Roteiro Geração Madeira em São Vicente e Conferência “Turismo 2020”

O Roteiro Geração Madeira, iniciativa da deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, está de volta, desta vez ao concelho de São Vicente. A iniciativa, focada no setor do turismo, pretende ouvir e receber no terreno as preocupações e contributos da população madeirense, aprofundando um trabalho de proximidade, ao mesmo tempo que cria sinergias com as mais diversas instituições.


O roteiro inicia-se no dia 4 de novembro, com uma visita ao Solar da Bica, unidade de turismo rural em São Vicente, e prossegue no dia 5 de novembro com uma reunião na Câmara Municipal de São Vicente, durante a manhã, e uma conferência online, denominada “Turismo 2020”, durante a tarde, que irá reunir diversos peritos, políticos e empresários neste setor.

A Conferência “Turismo 2020” será dividida em dois painéis. O primeiro painel, “Turismo em tempos de Pandemia”, contará com a participação de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, Nuno Vale, Diretor Executivo da Associação de Promoção da Madeira, Sérgio Gonçalves, Deputado na ALRAM e Márcio Nóbrega, empresário madeirense. Por sua vez, o segundo painel “O Futuro do Turismo”, contará com a participação remota de Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Mohammed Chahim, Eurodeputado, Joel Freitas, Diretor executivo Solar da Bica, e com Ana Barbosa, Diretora de Operações da TUI Madeira.

O evento será digital e transmitido através das redes sociais da eurodeputada Sara Cerdas.

Sara Cerdas considera urgente reunir todos os intervenientes deste setor para uma troca de pontos de vista, no sentido de também levar as suas preocupações e contributos ao Parlamento Europeu. “Perante a pandemia COVID-19, que assola a indústria do turismo e colocou uma pressão sem precedentes, as empresas de turismo enfrentam atualmente graves dificuldades. Existem quedas nas receitas de 50% para hotéis e restaurantes, 70% para operadores turísticos e agências de viagens e 90% para cruzeiros e companhias aéreas, comparativamente ao ano passado. Urge, por isso, criar um debate com a sociedade e representantes desta indústria, que possibilite uma troca de pontos de vista aberta, construtiva, e que permita inclusive levar esses mesmos contributos a Bruxelas, onde atualmente negociamos o próximo Quadro Financeiro Plurianual.”

Recorde-se que a eurodeputada, antes da pandemia, promoveu quatro roteiros, o primeiro em Câmara de Lobos (novembro 2019), o segundo no Porto Santo (dezembro, 2019), depois na Ribeira Brava (janeiro, 2020) e, por fim, em Santana (fevereiro, 2020). Devido ao COVID-19, impossibilitou-se a realização de mais roteiros, sendo agora o mesmo retomado.