Sara Cerdas quer políticas de juventude orientadas para o futuro

Sara Cerdas promoveu na passada quinta feira um debate online sobre o futuro das políticas de juventude a nível regional, nacional e europeu, juntamente com o secretário-geral da Juventude Socialista, Miguel Costa Matos, e os Presidentes da JS-Madeira e JS-Açores, Olavo Câmara e Vílson Ponte Gomes, respectivamente.


A iniciativa fez parte da 6ª Edição do Roteiro Geração Madeira, destinada a ouvir e a receber contributos da população, “para melhorar o trabalho no Parlamento Europeu, mas também para divulgar o que a Europa faz e tem feito pelos seus cidadãos, nas mais diversas áreas”.


A estratégia da União Europeia para a juventude passa pela definição de prioridades e medidas para a cooperação entre Estados-Membros, instituições da UE e diversas organizações. “A nível europeu, a juventude é um domínio de competência nacional. O papel da União Europeia é o de apoiar, através dos seus programas e fundos”, entre eles o ERASMUS+ e o DiscoverEU.


Jovens socialistas definem 5 prioridades para o futuro das políticas de juventude


Sara Cerdas quer mais apoio europeu para o combate ao desemprego juvenil


A eurodeputada dirigiu, após o debate, uma pergunta à Comissão Europeia sobre como esta tenciona apoiar os Estados-Membros na criação de postos de trabalho dignos, de maneira a combater o desemprego juvenil que tende a ser cada vez maior.

“A crise provocada pela pandemia da COVID-19 agravou algumas dificuldades que os jovens enfrentam em toda a União Europeia, desde os salários baixos, taxas de desemprego elevadas e dificuldade em atingir a sua autonomia financeira. Ainda que a execução das políticas de juventude esteja sob alçada de cada Estado Membro, a UE desenvolve inúmeros projetos por forma a promover o envolvimento ativo dos jovens na visão europeia, a sua capacitação, desenvolvimento pessoal e cooperação internacional em todas as regiões do nosso continente. A Comissão Europeia deve aumentar o apoio e a cooperação com os Estados-Membros”, defende Sara Cerdas.


Assista aos melhores momentos do debate "O Futuro das Políticas de Juventude"


Debate completo aqui.