top of page

12º Roteiro Geração Madeira na Calheta para “Comunicar a Europa”

O Roteiro Geração Madeira, iniciativa da deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, decorreu esta sexta-feira, na Calheta, sob o tema “Comunicar a Europa”. Este teve como palco a Rádio Calheta e consistiu num debate entre Sara Cerdas, eurodeputada do PS, Miguel Guarda, diretor das rádios JM/FM, e Vasco Galhardo Simões, fundador do Movimento Eu Voto (plataforma apartidária que tem como objetivo diminuir a abstenção ao aproximar os jovens da política).

Para a eurodeputada Sara Cerdas, "numa região, como a Madeira, que muito deve à União Europeia, existem poucas referências ao projeto Europeu, como a ausência da bandeira da UE” e que as autoridades locais têm influência nesta falta de sentimento de pertença ao projeto Europeu. Exemplo disso, aponta, aquando das inaugurações e notícias do Governo Regional, é a falta de informação ou de importância reconhecida ao financiamento, muitas vezes a 85% do valor total, por parte da UE. “Há um interesse por parte do Governo Regional que essa informação não seja transmitida à população”.


“A União Europeia influencia 70% da legislação nacional. Ou seja, tem um peso enorme nas nossas vidas. As grandes obras são financiadas pela União Europeia (como por exemplo o alargamento do aeroporto), e poucas são as pessoas que sabem disso”, concluiu Sara Cerdas.


Para aumentar o sentimento de pertença à UE e diminuir a abstenção, Vasco Galhardo Simões considera que "é necessário diminuir o fosso geracional entre políticos e eleitores”, já que atualmente 19% de deputados são jovens e os jovens representam 50% da população da Europa. “Um político mais jovem, mais facilmente chegará a um eleitorado mais jovem, com um discurso mais informal". O convidado destacou ainda que “iniciativas deste género, como o Roteiro Geração Madeira, são importantes para dar a conhecer o que se faz na Europa".


Os oradores mostraram-se preocupados com as próximas eleições europeias, que deverão ocorrer dentro de pouco mais de um ano, fruto do crescimento da desinformação, como se observou durante a pandemia, e pela ascensão da extrema direita e dos movimentos anti-União Europeia.


O debate foi transmitido em direto nas redes sociais da Rádio Calheta e da eurodeputada Sara Cerdas. O Roteiro Geração Madeira é uma iniciativa de Sara Cerdas para ouvir e receber no terreno as preocupações e contributos da população madeirense, aprofundando um trabalho de proximidade, ao mesmo tempo que cria sinergias com as mais diversas instituições.


bottom of page