top of page

Escolas da Ponta do Sol e Ribeira Brava vencem concurso “Europe Calling”


Estão anunciados os resultados do concurso Europe Calling, uma iniciativa do gabinete da deputada ao Parlamento Europeu Sara Cerdas, em parceria com o Europe Direct Madeira e com a Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia - Direção Regional da Juventude.


A Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, com o projeto “Karma”, e a Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, com o projeto “De Cortar a Respiração”, são os grandes vencedores desta primeira edição do concurso, subordinado ao tema “Uso de Plásticos e Proteção Ambiental”.


A divulgação dos resultados foi realizada com recurso aos meios digitais, através das redes sociais da eurodeputada Sara Cerdas. Segundo a mesma, os trabalhos demonstraram “que temos uma geração de jovens madeirenses prontos e habilitados a lutar por um ambiente melhor e com menos uso de plásticos, e de forma a proteger o nosso ambiente para as futuras gerações”, deixando um agradecimento especial ao contributo de toda a comunidade escolar, alunos e professores, que participaram.


No vídeo divulgado, Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, enalteceu a importância desta parceria como forma de “fomentar a cultura de participação dos nossos jovens e a sua consciencialização para as temáticas atuais e particularmente para as questões associadas à União Europeia”, assim como “os valores e os princípios de cidadania europeia”, que promovem o “espírito crítico e criativo dos alunos no domínio da educação não formal”.


Marco Teles, da Europe Direct Madeira, congratula a “coragem” e elogia a “qualidade notável” dos trabalhos produzidos, “sem esquecer que muitos desses trabalhos foram produzidos em circunstâncias atípicas, marcadas pela pandemia da COVID-19”, referindo que “a Europa sai hoje reforçada na sua luta por um futuro mais sustentável”, graças ao contributo dos estudantes e à colaboração da comunidade escolar.


A competição contou inicialmente com a inscrição de 21 projetos, mas apenas 12 foram submetidos, devido às circunstâncias excepcionais provocadas pela pandemia do COVID-19 e pelo ensino à distância.


O Europe Calling é um concurso dirigido às escolas com ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, detentoras de um Clube Europeu ou similar, que aborde as temáticas europeias. As equipas, constituídas por 8 alunos e 2 professores responsáveis pela coordenação, tiveram de realizar um vídeo publicitário, subordinado a uma temática anual. O prémio consiste numa viagem e visita ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.


bottom of page