top of page

Sara Cerdas leva Roteiro Geração Madeira ao Porto Santo

Terminou hoje a segunda edição do Roteiro Geração Madeira, que decorreu no Porto Santo com foco na temática “Turismo, Mobilidade e Agricultura”, iniciativa da eurodeputada Sara Cerdas e que contou com a participação dos deputados regionais Miguel Brito, Sílvia Silva e Sérgio Gonçalves.



Para Sara Cerdas, a escolha do Porto Santo para o segundo roteiro, no mês dezembro, recaiu sobre a necessidade de alertar que o Porto Santo pode ser um destino de visita durante todo o ano, assim como compreender no terreno quais os principais problemas e condicionantes que estão associados a este destino.


“É evidente que economia da Madeira e Porto Santo encontra-se dependente do sector dos serviços e do turismo. Por outro lado, e ao contrário da Madeira, o Porto Santo verifica uma maior sazonalidade, que sem dúvida constatamos nesta visita em pleno mês de dezembro. Verificamos que, apesar da temperatura amena, das excelentes condições hoteleiras e de algum comércio aberto, o Porto Santo está praticamente deserto. Devido ao reduzido número de voos diretos e opções nos horários dos transportes marítimos, especialmente no inverno, assistimos a uma dupla insularidade que condiciona toda a sua mobilidade, seja para os residentes, para os turistas e para as empresas, criando alguns obstáculos ao seu desenvolvimento.” A eurodeputada alerta que é necessário garantir a continuidade territorial, em especial entre a Madeira e o Porto Santo, visando minimizar as desigualdades da insularidade e ultraperiferia relativamente às ligações marítimas inter-ilhas.


Sara Cerdas garante que o Porto Santo tem reunidas todas as condições para ser um destino de excelência ao nível do turismo sustentável, um nicho de mercado que considera não estar a ser explorado. “É importante criar notoriedade à marca Porto Santo, vendê-la como um destino para todo o ano, não como um destino de férias no verão. O Governo Regional deve vender a marca Porto Santo nos diferentes Estados-Membros para o período de inverno de maneira a combater a sazonalidade e desta maneira dinamizar a economia local”, afirma.


Atualmente, no Parlamento Europeu, a Comissão de transportes e turismo está empenhada em promover o turismo sustentável, de maneira a que este setor possa também contribuir para os objetivos da neutralidade carbónica. “O Porto Santo pode e deve desenvolver um trabalho articulado com as diferentes estâncias regionais, nacionais e europeias, no sentido de ser um exemplo. Durante este roteiro, vimos projetos que têm provas dadas na área da sustentabilidade. Porém, é preciso fazer mais e capacitar as empresas nesse sentido.”


Sara Cerdas reuniu-se no domingo com elementos do PS Madeira, num debate que permitiu reunir contributos no âmbito das mais diversas temáticas relacionadas como Porto Santo. Em discussão esteve a importância de garantir que os projetos financiados reúnem condições para serem auto-sustentáveis no futuro, que sejam projetos com impacto a longo prazo na economia e não projetos para ‘mostrar trabalho’ por parte do Governo Regional.


Durante a segunda feira, a eurodeputada, acompanhada pelos deputados regionais Miguel Brito, Sílvia Silva e Sérgio Gonçalves, visitou diferentes projetos financiados pela União Europeia relacionados com o turismo, sustentabilidade ambiental, agricultura, produção e consumo de produtos locais. Durante as visitas, ficou patente a importância de uma aposta contínua na capitalização dos fundos para o desenvolvimento do Porto Santo, nas mais diversas áreas, assim como de uma estratégia a longo prazo.

bottom of page