top of page

Dia Mundial da Saúde Mental assinalado em Bruxelas por Sara Cerdas

Para assinalar o Dia Mundial de Saúde Mental, a eurodeputada madeirense Sara Cerdas promove, no Parlamento Europeu, um evento para discutir a prevenção do suicídio.


Em declarações, a eurodeputada destacou o facto de o suicídio ser um dos grandes desafios para a saúde pública. Para minimizar esta problemática, considera ser “crucial eliminar o estigma e discriminação que está associado à doença mental, sendo urgente apostar na criação de estratégias para implementar programas que promovam a saúde mental e o bem-estar ao longo da vida, contribuindo para a criação de ambientes promotores de bem-estar.”


Para Sara Cerdas, uma outra aposta consiste no aumento dos serviços de apoio social e de cuidados de saúde mental que respondam às necessidades da população, em especial às populações mais vulneráveis.



Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada 40 segundos alguém coloca o término à sua vida através do suicídio. O suicídio é responsável por quase 60 mil mortes anuais só na União Europeia, mortes que podem e devem ser evitadas. Só na Madeira, em média, são contabilizados 20 casos de suicídios por ano.


A depressão é uma das principais doenças mentais e a principal causa do suicídio. Uma vez que grande parte destes doentes não procura ajuda, devido ao estigma e discriminação associado, os doentes com esta patologia não têm o tratamento adequado, sendo por isso necessário continuar a existir campanhas de sensibilização.


O evento reúne utentes, especialistas em saúde mental e políticos para uma discussão alargada, no sentido de alavancar compromissos entre todas partes, que advenham em melhores resultados em saúde e na criação de soluções para as doenças mentais.

bottom of page